Publicado em: 28/10/2020
Big data é o termo usado para descrever o imenso volume de dados que vem impactando os negócios das empresas com uma velocidade cada vez maior.
Como tecnologia, Big Data surgiu com o objetivo de suprir a necessidade de gerir este grande volume de dados gerados pelos vários meios de comunicação seja internet, mídias pagas, redes sociais, empresas governamentais.
Mas o que consiste exatamente este tipo de tecnologia?
Através de uma boa gestão de Big Data, é possível entender o mercado, a posição da empresa no mercado, seus clientes, concorrentes e todas as informações que a empresa precisa para estar um passo à frente da necessidade de seus clientes, podendo tomar melhores decisões e se consolidar no mercado, atendendo seus diversos públicos conforme a necessidade de cada um.
Uma boa gestão de Big Data se adéqua à gestão da empresa, podendo agir de duas maneiras: tradicional ou ágil. Na tradicional, o projeto é aprovado e desenvolvido sem sofrer alterações ao longo de seu desenvolvimento. Na ágil, o projeto vai sendo modificado conforme é desenvolvido.
O trabalho com os dados consiste em algumas etapas.
A primeira diz respeito à coleta de dados para armazenamento. Deve-se ter em mente a seguinte pergunta: o que buscar e o que armazenar?
A segunda etapa diz respeito ao armazenamento: onde armazenar e como proteger os dados.
A terceira etapa é a limpeza dos dados. Neste ponto, os dados são verificados, inspecionados: valores nulos, duplicados ou inconsistentes são eliminados.
A quarta etapa é a mineração de dados: os dados são processados para encontrar padrões.
A quinta etapa é a análise de conteúdo, podendo ser descritiva, preditiva ou diagnóstica. Tudo depende da abordagem e objetivo da análise.
Dentro deste processo de análise e transformação dos dados, a gestão de Big Data trabalha com cinco dimensões: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor. Resumidamente, o volume trata da quantidade de informações que serão coletadas. A velocidade: da rapidez com que os dados são gerados. A variedade da diversidade: dos dados. Os dados devem ser verdadeiros. Cabe aqui o cuidado com fake news e informações inverídicas. Os dados tratados devem gerar valor para a empresa.
A sexta etapa é a visualização da informação, onde a empresa tem acesso aos dados com facilidade e rapidez.
A sétima etapa é a integração dos dados, promovendo o uso inteligente, melhorando de forma contínua todos os setores da empresa.
A gestão de Big Data tem um universo de possibilidades tanto dentro dos objetivos de cada projeto, quanto na forma de trabalhar e é, ainda, um universo muito pouco explorado.
O universo de Big Data é gigantesco e merece uma atenção detalhada sobre suas particularidades.
Este artigo teve por objetivo pincelar sobre o tema, de forma genérica e global.
Obrigada por me lerem.
Como venho estudando sobre o tema, abaixo, listo algumas fontes iniciais, que me permitiram escrever este artigo...
Bibliografia:
https://blog.fnq.org.br/big-data-na-gestao-entenda-os-impactos-nas-estrategias-daempresa/
https://www.totvs.com/blog/etapas-de-big-data/
https://www.siteware.com.br/gestao-estrategica/ferramentas-de-big-data/
https://www.siteware.com.br/gestao-estrategica/o-que-e-big-data/
https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/04/big-data-4-pontosimportantes-que-aprendemos-sobre-gestao-de-dados.html
https://blogbrasil.westcon.com/como-realizar-a-gestao-de-big-data-com-sucesso
https://canaltech.com.br/big-data/A-Gestao-de-Projetos-de-Big-Data/
https://www.totvs.com/blog/etapas-de-big-data/
Fonte: Gestão