Publicado em: 25/06/2025 12:21:00
Por curiosidade, eu sempre quis entender como funcionam os cálculos do holerite. E eu coloquei este item na minha lista de curiosidades a serem sanadas.
A gente que pensa o tempo todo é assim mesmo. Aquele meme da garota pensando e questionando se o amado estaria pensando nela e no quadro seguinte mostra ele pensando em como sanar suas curiosidades relacionadas ao funcionamento de coisas triviais, veio a minha mente... Eu me identifiquei com o garoto e não com a garota. Não que eu não ame ou não pense em alguém que gosto, mas tem tanta coisa pra aprender e descobrir como funciona para depois poder usar este conhecimento em algo completamente aleatório, que não justifica preencher meu cérebro apenas pensando no garoto que gosto.
Assim, eu estive pensando no imposto de renda de pessoa física. Em relatórios financeiros que facilitem a vida da pessoa física comum, como eu ou você, a preencher os campos da declaração do imposto de renda, assim como conferir se os cálculos do meu holerite estariam certos. Não para duvidar do departamento pessoal, mas para entender como o preenchimento do holerite funciona: o que é descontado, quais impostos incidem no salário mensal.
Curiosidades à parte, resolvi montar um sistema em ASP Classic para juntar o meu holerite à minha conciliação bancária, incluindo alguns relatórios de despesas e receita.
E pensando como um analista de sistemas (solucionados de problemas), comecei a desenhar a estrutura de dados, quantos módulos teriam este sistema, o que seria preenchido, como seria preenchido tomando por base planilhas fornecidas pelo governo.
Assim, comecei a minha jornada para fazer este sistema, dividindo-o por módulos:
1 – Cadastros: empresa, banco, funcionário, INSS, FGTS, taxas da empresa, outros Descontos (vale transporte, vale refeição, convenio de saúde/dentário, contratos consignados, faltas, etc.), categoria de despesas pagas na conciliação bancária.
2 – Movimentação: holerite, conciliação bancária.
3 – Relatórios: holerite/mês, informe de rendimentos, folha de pagamento, extratos e saldo.
4 – Consignação: cadastro da empresa consignatária, do contrato com suas parcelas e data de início de desconto em folha, incluindo a amortização da dívida conforme as parcelas forem sendo descontadas no holerite. Assim como o relatório do que a empresa consignatária receberá no mês do desconto.
Uma vez decidida as tabelas e os módulos, o segundo momento foi criar a página de conexão e desconexão ao site. Afinal, estamos falando de ASP Classic.
Comecei desenvolvendo as páginas de preenchimento das tabelas fixas: empresa, dados do banco, dados do funcionário, tabelas de taxas (INSS, FGTS, taxas da empresa) e categoria de despesas pagas na conciliação bancária (alimentação, compras, internet, telefone, água, luz, condomínio, reembolso, rendas e créditos de juros). Finalizando o primeiro módulo referente a cadastros a serem usados no holerite e na conciliação bancária.
O módulo da consignação seria feito mais tarde, apesar de já constar no holerite como “outros descontos”.
O segundo módulo seria o preenchimento do holerite mensal, com a entrada com valor do salário do funcionário e dos descontos em folha. E a inclusão dos dados da conciliação bancária. Dois momentos diferentes: holerite e conciliação bancária, que farão parte do controle financeiro pessoal.
Terminada as páginas de preenchimentos de dados, o foco seria nos relatórios: informe de rendimentos, extratos bancários, holerite do funcionário e folha de pagamento.
O módulo de consignação tem uma peculiaridade da empresa consignatária poder cadastrar o contrato vinculado ao funcionário e apenas isso. O restante é feito pelo sistema, como o relatório do que a empresa consignatária receberá no mês vigente.
Tudo muito simples e básico. Uma vez terminado o sistema em ASP Classic, a ideia seria passa-lo pra a tecnologia Java.
Eu sei que você está perguntando: porque fazer em ASP CLASSIC e depois migrar para o Java? O ASP classic é o protótipo de tudo o que desenvolvo em outras tecnologias. Se funciona na web com o ASP, tem que funcionar nas outras linguagens: Java, Python e assim sucessivamente.
Assim, o mês passou comigo desenvolvendo sistemas e buscando uma recolocação no mercado de trabalho.
No frigir dos ovos, mais uma curiosidade foi devidamente sanada.Coloquei um tique na curiosidade sanada e parti para o próximo item da minha lista de curiosidades ...
Você também tem uma lista desta?
Fico por aqui.
Obrigada por me ler.
Andréa
Fonte: Projetos