Desenvolvimento Pessoal

Desenvolvimento Pessoal e de autoconhecimento.

Apaixonar-se por si

Os quatro pilares da educação segundo a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Deloirs são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com o outro e aprender a ser (autoconhecimento).

Os dois primeiros pilares são aprendidos na escola e o treinamos, quando aprendemos a conhecer qualquer assunto e o colocamos em prática, aprendendo a fazer.

Os outros dois pilares são sócio-emocionais: aprender a conviver com o outro e aprender a se conhecer. Dois pilares pouco explorados ou desenvolvidos pela maioria das pessoas.

Você já parou para tentar entender o motivo da sua reação perante fatos que lhe causaram emoções fortes, instantâneas e sem autocontrole?

Você já se pegou perguntando o motivo de agir de forma tão irracional a fatos que, olhando sob a luz da lucidez, não tinham tanta importância quanto teve no momento de sua reação instantânea?

Mergulhar em si mesmo, aprender a enxergar suas sombras, é entendê-la e modificá-la, para que deixe de produzir dor em si e nos outros.

O desenvolvimento pessoal passa por algumas etapas que dizem respeito a:

1 - aprender a se cuidar física e mentalmente, aceitando-se como você realmente é.

2 - encontrar dentro de si o que faz sentido e o que lhe motive a levantar e a seguir o dia com entusiasmo e alegria.

3 - aprender a se escutar, sem julgamentos. Mapeando padrões, para que se consiga sair de ciclos repetitivos, que acabam por produzir dores desnecessárias.

4 - aprender a se conhecer mais e melhor, respeitando-se cada vez mais.

5 - aprender a usar ferramentas que o ajudarão a se desenvolver aos poucos, trocando hábitos e se organizando em seu ritmo.